Com o fim da estação chuvosa se vai um dos recursos naturais mais importantes na implementação de florestas comerciais, a água. Diversos estudos sustentam que a disponibilidade hídrica é um dos fatores mais limitantes para o estabelecimento das mudas em campo já que a escassez de água afeta diretamente o desenvolvimento das plantas com a redução da fotossíntese e, portanto, seu crescimento.
Em períodos de estiagem, a implementação de um sistema de irrigação no local de plantio elimina o problema de déficit hídrico no solo, porém, a logística e seu elevado custo financeiro podem dificultar o uso desta prática agrícola. O hidrogel surge como uma alternativa aos sistemas de irrigação quando se realiza um plantio no final do período chuvoso ou até mesmo durante a estação seca. Esta substância é composta por um material hidrofílico (polímero hidroretentor) capaz de absorver e armazenar grandes quantidades de água. Quando incorporado no solo durante o plantio das mudas, o hidrogel absorve e retém a água das chuvas (ou rega) disponibilizando-a para a planta de maneira gradual (Figura 1). Esta técnica confere, portanto, proteção às mudas quanto ao ressecamento das raízes diminuindo os riscos de perda na implementação da floresta.
Assim, a utilização do hidrogel amplia a janela de plantio sem perda no crescimento das plantas e com baixo custo comparado à implantação de um sistema de irrigação, por isso não deixe de plantar! Entre em contato conosco e garanta já as suas mudas de mogno africano.
Material para consulta:
FazFácil Plantas & Jardins. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/jardim/como-preservar-o-solo/
Rosa, F., Bordado, J.M., Casquilho, M. Polímeros superabsorventes: potencialidades e aplicações. Disponível em: http://web.tecnico.ulisboa.pt/~mcasquilho/compute/_fitting/Ing98-DC_Quim8.pdf
Deixe um comentário